Sunday, March 05, 2006

Um pouco de história


Tradicionalmente, os arquitectos, artistas e modelos usam os portefólios para apresentarem amostras do seu trabalho ou para demonstrar as suas capacidades a potenciais empregadores. Para estes profissionais, os portefólios constituem um registo e uma demonstração dos objectivos alcançados e dos atributos profissionais desenvolvidos ao longo do tempo e em colaboração com outros (Winsor, 1998).
Ao ser importado para o campo educativo o conceito de portefólio sofreu profundas alterações.
A aplicação deste conceito nos contextos de ensino, mais concretamente na avaliação do desempenho dos professores teve o seu início no Canadá, na década de 70, onde era designado por “teaching dossier”. Contudo, a origem do “portfolio movement” viria a localizar-se nos Estados Unidos, no início da década de 90, sendo de destacar, para tal, os trabalhos pioneiros desenvolvidos por Lee Shulman e os seus colegas no Teacher Assessment Project (TAP), do Institute for Research on Teaching, Michigan State University. Deste trabalho resultou um dos primeiros texto publicados sobre o tema, “The scholteacher’s portfolio: an essay on possibilities”, de Tom Bird, que se tornou, em 1990,num capítulo do livro “The new handbook of teacher evaluation: assessing elementary and secundary school teachers” editado por Millman & Darling-Hammond (Shulman, 1998). Com a curiosidade de ser uma apresentação teórica do portefólio num momento que, na prática, ainda muito pouco estava feito.
Desde esse momemto, sobretudo nos países anglo-saxónicos e com natural relevância para os Estados Unidos, onde foram considerados pela Association for Supervision and Curriculum como uma das três metodologias de topo, actualmente em uso no país os portefólios têm vindo a ganharam um lugar de destaque em âmbitos tão diversificados como, por exemplo:
· a avaliação da aprendizagem dos alunos (neste momento, existem estados nos Estados Unidos em que o portefólio constitui um instrumento de avaliação da totalidade dos alunos);
· a avaliação de professores em formação e certificação de professores já formados ( a americana National Board for Professional Teaching Standards, criada para melhorar a qualidade da certificação de professores a nível nacional, faz depender essa certificação da apresentação de um portefólio);
· a avaliação dos professores universitários (segundo Rodriguez-Farrar, em 1998 eram mais de 400 as instituições que nos Estados Unidos usavam os portefólios para a avaliação do desempenho dos seus docentes);
· como forma especial de Curriculum vitae, demonstrativo de determinadas competências e capacidades para determinado emprego ou função (Nunes, 2000) (nos Estados Unidos os professores são responsáveis pela procura da sua própria colocação, passando muitas vezes por entrevistas nas escolas onde pretendem ser colocados).
Em Portugal, estamos ainda a dar os primeiros passos no que a esta estratégia de investigação-acção-formação se refere. Como nos diz Sá-Chaves (2000), “têm vindo a ser desenvolvidos esforços no sentido de uma melhor compreensão das implicações positivas que possam decorrer da sua utilização como estratégia de formação, de investigação, de avaliação e ainda como estratégia de investigação ao serviço da qualidade da formação”.

18 comments:

Anonymous said...

Viva!
Parabéns pelo blog, muito actual e com conteúdos muitos bons.

Anonymous said...

Olá João!

Sou a tua colega de curso, a Sónia... de Portimão! Há quanto tempo......
Isto há coisas.... Estava eu a pesquisar artigos para a revisão bibliográfica da minha tese de doutoramento, que tem a ver com os portfolios, quando me deparo com o teu blog!! Ainda bem que vi a tua foto, senão ficava na dúvida se serias mesmo tu....
Gostava de trocar algumas impressões contigo sobre Portfolios, e, se pudesse ser, pedir-te ajuda para arranjar toda a bibliografia possível sobre este tema.... Pode ser? (Diz qualquer coisa para soniamrodrigues@iol.pt)Beijocas

Anonymous said...

meet nice best blog -

[url=http://www.young-dro.com/profiles/blogs/buy-cheap-effexor-effexor-xr] effexor withdrawl [/url]

http://www.young-dro.com/profiles/blogs/buy-cheap-effexor-effexor-xr
[url=http://www.young-dro.com/profiles/blogs/buy-cheap-effexor-effexor-xr] withdrawal from effexor [/url]

BOM HUMOR said...

Prezado João Grilo, você foi eleito para fazer parte de um curso de formação de professores em São Paulo. Você sabia disso?
Luiz Roberto B.S.

Anonymous said...

Olá!
A primeira vez que ouvi o termo "portifólio", escrevo assim porque sou brasileiro e aqui o termo foi traduzido desta maneira, foi em minha gradução.
Há princípio não dei muita importância, apesar de ter sido forçado a montar um.
Acredito que hoje estou mais ciente da importância desse instrumento para a formação e avaliação do professor.
Parabéns pelo texto,
Douglas

Alexandre Ramos said...

Nossa não sabia que alguém escreveria um blog para falar de um assunto tão específico, estou surpreendido pelo trabalho profissional de grande importância.

insana adoradora da lua said...

Olá, João
Se ainda lê os seus comentários, queria dizer que gostei mto de seu blog. Sou professora no Brasil e estou cá a fazer um curso de formação para ingressar novamente no ensino público (haja vista que já tenho um cargo). Temos que trabalhar com portfólios o que é o meu medo... nunca fui muito amistosa desse tipo de trabalho. Espero que consiga e acredito que seu blog ainda vai me ajudar muito. Saudações brasileiras ao povo luso, que amo tanto. Um abraço. Fátima Fernandes

Anonymous said...

Caro João

Muito legal seu blog sobre portfólios , gostaria de saber se voce é professor de ensino basico e em qual area de ensino atua.Delmo

Delmo said...

Caro João

Muito legal seu blog sobre portfólios , gostaria de saber se voce é professor de ensino basico e em qual area de ensino atua.Delmo

Anonymous said...

Olá ! Boa Noite !

Sou do Brasil-São Paulo, gostei do seu Blog, da organização e do conteúdo sobre Portifólio.
Este conteúdo faz parte de nosso processo de formação continuada.
Sou professor de química da Secretaria da Educação do estado de São Paulo e o acesso à este site é orientação de nossos mestres.

Atenciosamente, obrigado.
Roberto Luiz

Anonymous said...

O seu blog esta me ajudando muito. Nunca lidei com esse instrumento na aprendizagem e esse primeiro contato está sendo a descoberta de novas possibilidadss.
Parabens!
Prof. Damião

Anonymous said...

É possivel POSSIVEL CONSIDERAR QUE TODA OBRA DO SER HUMANO PODE SER REGISTRADA EM PORTILIO?

Creio que professor, arquiteto, modelos, engenheiros enfim são todos construtores, e podem registrar o processo de suas obras.

André Machado SEE-SP

Anonymous said...

Parabéns, pelo assunto, no meu caso que sou professor de matemática no Brasil, posso te informar que já tinha ouvido falar sobre portfólio, mas não sabia nada sobre, com seu blog tive a noção da importância deste instrumento.
Novamente Parabéns.

Walmir, SEE-SP Curso de formação de Professores.

Profª Tiana Gomes said...

Olá João!
Parabéns ,o acesso ao seu blog agora faz parte de uma etapa do curso de formação de professores do Estado de S.P no Brasil.
Até então eu não conhecia quase nada a respeito. Adorei suas informações.Sucesso.

Unknown said...

Oi João, parabéns pelo blog e obrigada por compartilhar as informações conosco. Achei interessante a criação de portifólio na área da educação.

catharina said...

OLÁ GRILO!
TENHO UM ALUNO COM ESSE NOME, QUERO DIZER APELIDO!
EU JA VINHA TRABALHANDO COM ESSA FERRAMENTA NA FACULDADE, MAS NÃO DE MANEIRA TÃO APROFUNDADA ASSIM COMO NO SEU BLOG.EU JA HAVIA ACESSADO ANTES, MAS AGORA TA SENDO OBRIGATORIO PELO CONCURSO DO ESTADO DE SÃO PAULO, NUM CURSO PREPARATÓRIO E AVALIATIVO.
VOCÊ ESTÁ AJUDANDO MUITO OS PROFESSORES DO BRASIL.
OBRIGADA PELAS ELUCIDAÇÕES E BOA TRAGETÓRIA!AH!AMEI A FRASE QUE INICIA O BLOG!!!!!TSTSTSTSKKKKK VOCÊ TEM TODA RAZÃO!!!!
ABRAÇOS
CATHARINA N ADAMO

Neidson said...

Olá João Grilo, sou professor de Educação Física e também estou participando do curso de formação aqui em São Paulo -Brasil que utiliza seu blog como referência, esclarecedoras suas explanações a respeito do assunto.
Neidson Soares

Adilton fogaça said...

Adilton Fogaça


Ineressante saber da origem do portifólio, e utilizá-lo como forma de eriquecer o nosso trabalho é importantíssimo.