Thursday, October 27, 2005

Nova etapa!


Devido a um envolvimento quase repentino na gestão autárquica do meu concelho (Alandroal, onde vou ser responsável, entre outras coisas, pela Educação!) deixei agora, por um período não inferior a 4 anos, a escola onde lecciono desde que conclui o meu estágio pedagógico há quase uma década.
Não foi uma decisão fácil por variadíssimos motivos que a este espaço pouco interessam.
No que há escola e aos portefólios diz respeito não foi fácil pela simples razão de que uma e outros representam os dois pilares há volta dos quais tenho vindo a construir a minha identidade profissional, e até pessoal, de um modo que sempre considerei altamente recompensador! Em relação a ambos, o meu campo de exploração, progressão e aprofundamento está, neste momento, longe de estar esgotado. Depois de 6 anos a investigar a temática, é para mim particularmente difícil “deixar o barco” no momento em que os portefólios (e as filosofias que eles representam) parecem estar a dar o salto para o dia-a-dia das nossas salas de aula. Contudo, fico feliz por ver que isso está a acontecer e até com uma pontinha de muito humana vaidade por estar a contribuir, de modo indelével, é certo, para tal movimento.
Mas se é difícil deixar de lado a escola e deixar de lado os portefólios e os portefólios e a escola e os portefólios e a formação e a formação e a escola… mais difícil está a ser deixar, antes do tempo, os alunos que envolvi no processo.
Porque tudo isto só faz sentido com eles e para eles. Porque eles ajudaram a mostrar que os portefólios funcionam para além das fantásticas teorias dos livros americanos. Porque eles corresponderam aos desafios que lhes lancei e foram além desses desafios. Porque eles se comprometeram com o trabalho e por isso desenvolveram os melhores portefólios, porque eles são as melhores pessoas.
“Turma B”, “Turma C” e “Turma D”, obrigado! Aprendi muito com todos vocês!

1 comment:

Adilton Fogaça said...

Gostei muito do depoimento da docente, onde ela demonstra gratidão pelo trabalho de seus alunos em relação aos portifólios.
Essa identidade profissional atigida através dos portifólios é importante para evolução do docente.