Tuesday, April 19, 2005

Portefólios por decreto?

Estive ontem na Universidade de Évora onde falei sobre portefólios para uma plateia composta por alunos do 4ºano da Licenciatura em Ensino de Física e Química e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico já inseridos na carreira docente. Sendo dois grupos muito distintos na sua natureza, todos mostraram grande curiosidade e interesse em saber um pouco mais sobre a temática, e também manifestaram preocupações semelhantes, em concreto no que diz respeito à avaliação.
Os alunos de Física-Química estão mais preocupados com as normas que devem cumprir na elaboração do seu portefólio e o modo como este será avaliado. Procurei deixar a ideia de que quanto menos normas forem impostas, deixando maior espaço à personalização, melhor!
Também deixei a ideia de que não se deve avaliar o portefólio mas sim o professor/estagiário através do portefólio.
Os professores do 1ºCiclo mostraram-se preocupados com a hipótese (que já por aí circula) de que os actuais Relatórios Críticos de Desempenho venham a ser substituídos por portefólios. Penso que se tal acontecer, apenas por decreto, nada de novo e significativo será adicionada à formação contínua de professores. O que é preciso é mudar mentalidades e formas de actuar.
Numa avaliação dos professores séria, acompanhada, contextualizada e promotora do desenvolvimento pessoal e profissional do docente há um importante lugar para o portefólio. Noutra qualquer forma de avaliação só há lugar para o mau uso da metodologia. Eu não sou pessimista, mas pelo que conheço deste país em que vivemos...

2 comments:

manuel cabeça said...

ainda bem que te sinto arrancar. Pelas ideias e pela temática serás, de certezinha absoluta, uma mais valia para a blogosfera e um centro de interesse para todos aqueles que procuram outros possíveis na escola e na educação.
Obviamente que fiz publicidade no meu cantinho. Agora que começas, não páres.

alf said...
This comment has been removed by a blog administrator.