Saturday, September 03, 2005

A questão do tempo!


O tempo necessário para desenvolver um portefólio do aluno é normalmente a limitação mais apontada. Todo o processo de desenvolvimento e avaliação do portefólio consome tempo. Tempo da aula, tempo do professor e do aluno fora da sala de aula. É claro que o aluno não vai desenvolver mais trabalhos ou actividades por causa do portefólio. Contudo, precisa de tempo para se dedicar à organização, revisão e reflexão sobre os trabalhos desenvolvidos. O professor, por seu lado, irá gastar mais tempo com a avaliação do portefólio – que se quer mais discutida e/ou assente num suporte escrito. Como em muitas outras tarefas do dia a dia do professor, este tempo torna-se progressivamente menor à medida que este ganha domínio sobre os procedimentos envolvidos. Note-se que esta avaliação funciona como motor da aprendizagem e à medida que se vão fazendo notar as mudanças induzidas pelo portefólio, este transforma-se num tempo útil, um tempo de qualidade, que nenhum professor classificará como “perdido”.

1 comment:

Adilton Fogaça said...

O processo da elaboração e execução de um portifóli é arduo porém reflitirá na qualidade do trabalho do docente.