tag:blogger.com,1999:blog-12106018.post111437142126069521..comments2023-07-14T15:43:16.186+01:00Comments on blogfolios: Portefólios versus "instrumentos tradicionais"João Grilohttp://www.blogger.com/profile/11943694171992953504noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-12106018.post-7609597049946886082009-11-21T10:35:50.203+00:002009-11-21T10:35:50.203+00:00Obrigado por intiresnuyu iformatsiyuObrigado por intiresnuyu iformatsiyuAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-12106018.post-1124410021410303772005-08-19T01:07:00.000+01:002005-08-19T01:07:00.000+01:00Permito-me discordar apenas da afirmação "No teste...Permito-me discordar apenas da afirmação "No teste, por exemplo, onde está o potencial de aprendizagem para o aluno? O teste é algo que se faz para “servir o professor” e que a seguir passa à história." Porque considero que antes de passar à história o pós-teste proporciona um importante avanço na aprendizagem: a compreensão dos erros antes da correcção. Verifico-o pela prática de, ao entregar os testes, fazer breves chamadas de atenção seguidas da tarefa dos alunos, com consulta, de eles mesmos analisarem os erros e seguidamente corrigirem os seus testes antes da habitual correcção (expositiva, essa sim, pouco eficaz)) pela professora. E não será que a tal metacognição se pode sempre "provocar" de modos mais simples formalmente?<BR/>(Peço desculpa pelo comentário, que não significa nenhuma desvalidação do portefólio)IChttps://www.blogger.com/profile/07969425231680699403noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-12106018.post-1115503125481777692005-05-07T22:58:00.000+01:002005-05-07T22:58:00.000+01:00Quando terminei o curso ainda não se falava de por...Quando terminei o curso ainda não se falava de portefolios. A primeira vez que ouvi falar neles foi através de um colega que fez estágio, no Redondo salvo erro, orientado pelo José Luís D'Orey, que ambos conhecemos.<BR/>Tenho procurado informação sobre o assunto e o que é facto é que a maior dificuldade que tenho é avaliar este instrumento. Porque, tal como disse um outro "comentador" deste blog, não é muito diferente de avaliar o dia-a-dia do aluno. Mas estou disponível para aprender e para saber mais. Por isso, serei frequentadora assídua. Parabéns e bom trabalho.AnaCristinahttps://www.blogger.com/profile/12648638820638395891noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-12106018.post-1114454783372251462005-04-25T19:46:00.000+01:002005-04-25T19:46:00.000+01:00Já experimentei, numa co-docência, os portefólios ...Já experimentei, numa co-docência, os portefólios como instrumentos de avaliação (como produto mas como processo muito mais, obviamente...) mas não resultou muito bem. Acho-lhe um inegável valor pedagógico. Voltarei...Chris Kimseyhttps://www.blogger.com/profile/14626226623146371066noreply@blogger.com